Este trabalho iniciou a partir da pratica com alunos deficientes intelectuais, em uma Escola Especial do Estado do Paraná. Ao iniciar nesta turma, foi percebido que além da deficiência, havia várias dificuldades na socialização, na linguagem, na auto estima e principalmente na sua autonomia. Relacionei este fato com minha experiência anterior, onde trabalhava com oficinas de teatro para docentes, e nestas oficinas, as alunas relatavam as dificuldades dos seus alunos da rede regular em expressar-se, em reter a atenção, ser criativos, no comportamento, entre outras. Então pesquisei os jogos cênicos que desenvolvia com elas e as habilidades que eram trabalhadas neles. Comecei a voltar estes jogos cênicos para as necessidades dos alunos e criei uma oficina especifica para trabalhar a cognição e o comportamento. Percebi que poderia ajudar meus alunos da Escola Especial com os jogos cênicos. Apliquei gradativamente na rotina escolar, alguns jogos.No inicio um jogo demorava em média uma hora para ser aplicado e aproximadamente três dias para ser compreendido por eles, o que exigia a escolha de dar conteúdos acadêmicos ou trabalhar as funções necessárias para a compreensão e apreensão dos conteúdos. Foi uma escolha dolorosa, afinal, o tempo na escola é precioso, mas foi uma escolha certeira. Hoje os alunos demonstram com facilidade seu crescimento, não estão dissertando e nem escrevendo grandes textos, pois sua deficiência os impossibilita, mas estão mais felizes, gostam de estar ali fazendo os jogos e estudando, estão abertos a novas aprendizagens, estão atentos, memorizam melhor, estão maduros e estão demonstrando um nascimento de uma autonomia que antes não existia.
Os jogos cênicos são inúmeros, aqui detalhamos alguns cabíveis para a pratica. Mas há muitos outros, o professor é quem deve buscá-los. Atualmente há poucas publicações na área, mas temos autores da área do teatro que estão voltando suas teorias para a escola
OBS: Não copiem ! Se copiar, por favor referencie, pois foi com muito estudo e muita dedicação que consegui escrever sobre o tema.
FONTE:
SOCZEK, Maria Elena. JOGOS CÊNICOS COMO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA DEFICIENTES INTELECTUAIS . IBPEX, Curitiba, 2010.
skip to main |
skip to sidebar
Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina (Cora Coralina).
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Blog Archive
Esteja sempre Em Cena !
Nos conte suas experiencias também !!
Quem sou eu
Sejam Bem Vindos!
Obrigada por acessar !
Maria Elena Soczek. Tecnologia do Blogger.
0 comentários:
Postar um comentário