segunda-feira, 4 de outubro de 2010

DEFICIENCIA INTELECTUAL E OS JOGOS CÊNICOS: AS INTERVENÇOES

DEFINIÇÕES


Para definir esta terminologia desmembramos as palavras; deficiência segundo o dicionário Aurélio de 2004, significa “falta, falha, carência, imperfeição, defeito, insuficiência”. A pessoa com alguma deficiência tem restrição para executar determinadas atividades da vida diária, há um impedimento mental, físico, sensorial, orgânica ou associado, podendo ser permanente ou transitória. E a palavra intelectual tem em seu significado, capacidade de aprender, perceber adaptar-se, entender, interpretar, entre outras características.

A décima edição da Classificação Internacional de Doenças, tem como finalidade classificar as doenças e problemas relacionados à saúde. Dentro do CID 10, a deficiência intelectual é nomeada como Retardo Mental, sob o código F70 até o F79. Descreve o Retardo Mental como:

Parada do desenvolvimento ou desenvolvimento incompleto do funcionamento intelectual, caracterizados essencialmente por um comprometimento durante o período de desenvolvimento, das faculdades que determinam o nível global de inteligência, isto é, das funções cognitivas, de linguagem, da motricidade e do comportamento social. O retardo mental pode acompanhar um outro transtorno mental ou físico, ou ocorrer de modo independente(...). Este agrupamento contem as seguintes categorias: F70 Retardo mental leve; F71 Retardo mental moderado; F72 Retardo mental grave; F73 Retardo mental profundo;
F78 Outro retardo mental; F79 Retardo mental não especificado.

( CID10 apud PSIQWEB, 2010).

Aparentemente definir os termos parece fácil, mas não é o mesmo para definir a pessoa deficiente, como ocorre a aprendizagem para ela, como deve ser o ensino diferenciado, já que há algumas restrições que o caracteriza diferente dos demais, como é a construção do seu conhecimento e como demonstram o que aprenderam.

As capacidades intelectuais do ser humano, como a espontaneidade, a imaginação, criatividade, disciplina, a observação, o ritmo, a percepção e a socialização, são inatas em todos, não é apenas para a pessoa com deficiência, por isso a necessidade de praticar atividades que desenvolvam estas características, para que estas habilidades tornem-se presentes.

Os Jogos Cênico não são fins, mas sim meios para que o professor possa intervir com seus alunos, somando com seu trabalho acadêmico.

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