segunda-feira, 4 de outubro de 2010

IDENTIDADE: CONHECENDO A SI MESMO E AO OUTRO

A identidade de um individuo é definida por uma soma de influências sociais, interação com o meio, referências que definem sua personalidade, características particulares que o formam, o que os torna únicos. Se defendemos a identidade do individuo, não podemos ter a homogeneidade como parâmetro, é permitir que cada um seja diferente do outro, que cada um tem suas características próprias, seu ritmo, sua maneira de aprender.

O Jogo Cênico realizado para construir uma personagem no teatro, pode ser usado como intervenção para a construção da identidade do aluno. Os alunos deverão ser avisados antecipadamente para realizar pesquisa sobre o significado do seu nome e descobrir o porque foi dado este e não outro, caso tivesse outro nome, que mudanças teria, seria igual, o que modificaria. Complementariam pesquisando também pra que existe um nome, para nos referir a pessoas e “coisas”, qual a função social e histórica. Então é aberto uma discussão sobre os nomes dos alunos da sala, do porque temos um nome, fazê-los perceber que cada um tem um nome por algum motivo (podendo ser não declarado ou esquecido). Depois mostrar quão personagens somos, como desde o nome escolhido nos indicam o que ser e o que fazer, e que por mais diferente do desejo familiar, temos personalidade e vestígios de um ser social que foi construído por alguém. Somos personagens, e vivemos o interpretando papeis.

Outra atividade importante para construção da identidade do aluno é intervenção sobe um olhar da autopercepção, de compreender a si mesmo. Criar um tempo para refletir sobre nós, quem somos? De onde somos ? De onde viemos ? para onde vamos ? O que fazemos no tempo livre ? Esta atividade busca nos entender como Humanos. Porque a partir do momento que nos analisamos, refletimos sobre nos, e nossas ações, podemos compreender quem somos, o porquê tomamos determinadas atitudes, porque reagimos e tal forma, descobrir quais são nossas potencialidades, e quais são nossas limitações. Numa próxima etapa, os alunos responderão em uma folha, sobre seu aspecto físico (idade, aparência geral, maneira de caminhar, maneira de sentar, características da voz, tiques e defeitos físico), sobre seu aspecto social ( nome, nacionalidade, lugar onde vive, classe social, profissão, educação, lugar que ocupa no meio social, relacionamento com a pessoa amada, relacionamento com pessoas em geral, relacionamento com outras pessoas, o que acham de mim a primeira vista, o que acham de mim depois que me conhecem) e sobre os aspectos psicológicos (temperamento, objetivo de vida, atitudes frente a vida e seus problemas, normas morais, reação diante de obstáculos, identidade sexual). Caso o aluno ainda não domine a escrita, podem ser feito através de desenhos ou mesmo de apresentação livre (não obrigatória). Caso o grupo tenha certa maturidade, pode ser feito atividades a partir desta, como a de construir um personagem segundo as características do outro. Faz-se um sorteio dos questionários entre os alunos, e deverão ler, pesquisar como deve ser esta pessoa, e depois interpretar para o restante do grupo.

Após trabalhar a identidade do aluno, devemos trabalhar o respeito a identidade do outro, o conhecendo. Os alunos poderão sentar-se frente a frente, a distância de um metro. Marcar-se um tempo, para que olhe para o companheiro a sua frente, após um barulho pré-estipulado deve virar-se de costas e a orientadora irá sortear alguém para contar como o outro está vestido, a postura dele, cor dos cabelos e olhos, jeito de olhar, traços faciais, acessórios, roupas. Nisto irão trabalhar a memória visual, a improvisação, a criatividade, e a responsabilidade de perceber o outro de forma adequada ao ambiente.

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